Perguntas Frequentes

O que devo fazer para marcar uma consulta ou apenas para esclarecer dúvidas?

Marque consulta ou coloque todas as suas dúvidas, sobretudo se é a primeira vez que recorre à especialidade, através do número de telefone, por mensagem ou usando os endereços da rede social instragram.

Porque existem dois endereços da rede social instragram?

O primeiro endereço que aparece corresponde à página profissional da Drª Raquel Broegas e o segundo é uma parceria com a colega Drª Marina.

Quando devo procurar um psicólogo?

Para além das necessidades de avaliação psicológica para fins profissionais, académicos, rodoviários ou médicos, poderá recorrer à consulta caso não esteja a conseguir gerir, adequada e naturalmente, o seu sofrimento psicológico/emocional. Sempre que o seu mal estar interfere no quotidiano, se deixou de ter prazer em tarefas que habitualmente tinha, se se sente desmotivado, sem energia, stressado, "nervoso", isolado, se sofreu uma perda dolorosa, se o passado não o deixa olhar o futuro ou se o futuro não o deixa dormir, se tem queixas físicas sem causa orgânica, se se quer conhecer e descobrir a origem da sua dor então deverá ponderar ir a um Profissional de psicologia Certificado pela entidade reguladora portuguesa.

Como funcionam as consultas de psicologia clínica?

As consultas de psicologia clínica, tal como a psicoterapia, revelam grande eficácia na melhoria dos sintomas do paciente. Claro que muito depende dos recursos que a própria pessoa traz consigo, da relação estabelecida com o profissional e com o número de sessões que vão sendo realizadas, porém todas estas situações são discutidas e acordadas previamente. Durante cerca de 50 minutos, num determinado período de tempo, em local adequado e com recurso a técnicas e metodologias específicas, os sintomas são desconstruídos, as respostas surgirão, o inconsciente revelar-se-á e gradualmente a pessoa (re)encontrará o seu equilíbrio natural, aprimorando os seus recursos e estratégias pessoais.

Mitos e Verdades

A consulta de psicologia clínica "é para maluquinhos".

A consulta de psicologia clínica é para todas as idades, em todas as fases de vida. Para um psicólogo não existem "maluquinhos", existem indivíduos com um passado e com uma história de vida. Muitas vezes a resistência na procura de ajuda prende-se com um medo inconsciente, com o medo do desconhecido, com vergonha, com os receios inerentes à personalidade ou até mesmo pela descrença na especialidade. Se quando faço, por exemplo, uma lesão num pé vou ao ortopedista então porque não irei ao psicólogo quando a lesão está nas emoções?

As consultas de psiquiatria oferecem maior ajuda porque há uma medicação.

São especialidades diferentes e uma não anula a outra. Em determinadas situações, o paciente ganha benefícios se houver um trabalho interdisciplinar. Porém, noutros tantos casos a farmacologia por si só apenas adia o problema.

Os psicólogos só ouvem as pessoas, portanto prefiro falar com os meus amigos.

A rede de apoio é fundamental na vida de uma pessoa, é altamente benéfico desabafar com um amigo ou familiar de confiança, que nos apoiar. Contudo, os sintomas tendem a persistir, inevitavelmente, pois é através de uma entidade neutra "escutadora" (psicólogo) que o paciente experimenta sensações diferentes, reconhece seus padrões, encontra respostas e alivia as angústias. O profissional usa técnicas e metodologias diferentes, pelo que o que fala durante uma sessão não é por mero acaso.